Desculpe, o seu navegador não suporta JavaScript!

Ultima atualização em 31 de Janeiro de 2022 às 13:25

Centro de Design do Tapajós

O projeto visa criar um Núcleo de Design em Santarém, para orientar inovações, ensino, pesquisa e extensão, com ações efetivas para fortalecer a economia criativa, agregar valor a produtos e serviços da região e dar visibilidade aos recursos do território.
O Centro de Design do Tapajós  está estruturado em três eixos, que criarão as bases para desenvolver ações de fomento ao design amazônico/tapajônico e fortalecimento de grupos locais, gerando dados para a orientação de futuras ações em design na região do Tapajós.


Os eixos estabelecidos são: 


A) ESCOLA DE DESIGN DO TAPAJÓS (ENSINO/EXTENSÃO/AÇÃO CONCRETA) 
Pautado na realização de cursos com temas relacionados com as potencialidades da economia local, priorizando o fortalecimento do ecoturismo e da capacitação para aumentar as perspectivas de geração de renda em comunidades da região.  As aulas serão complementadas com a realização de oficinas com atividades práticas relacionados a questões locais. 


B) DIAGNÓSTICOS DO DESIGN NO TAPAJÓS (PESQUISA) 
Visando o  desenvolvimento do diagnóstico do Design no Tapajós para buscar referências das potencialidades, necessidades, dos recursos disponíveis e dos indicadores do design local para o desenvolvimento de processos que permitam agregar valor à economia local/florestal. 


C) PORTAL DE VISIBILIDADE DO TAPAJÓS (pesquisa/extensão/ação concreta)
Site conectado com mapa ilustrativo indicando atrativos locais, cultura, ambiente, produção e serviços. Essa plataforma virtual será construída com parte dos dados coletados no diagnóstico e trará visibilidade ao patrimônio cultural e ambiental da região, divulgando ao mesmo tempo informações que possam conectar a região com diferentes mercados.

 

Texto: Neylaine Santana / Comunicação RIDH

31/01/2022.